domingo, setembro 26, 2004

Voltei...

É , eu voltei, depois de 16 dias inativo, sem postar, estou de regresso, para a felicidade da enorme comunidade que lê aqui, pelo último censo encomendado por mim, só o MM (Quem é vc , por favor revele!) que lê isto aqui...

Mas não é só o fato disso aqui não ser tão popular quanto um diário de idiotices que fiquei estes 16 dias parado, na verdade há motivos maiores. Um deles é que estou em época de prova, e apesar de confessar q só estudo no dia antes da prova, de preferência horas antes, virando a noite , eu gosto de ler alguma coisa , para desencargo de conciência.

Esta semana tive prova de América 2 e 3- bem se vc estar perguntando o que é América 2 e 3, é uma divisão bem didática, onde o primeiro é a História da América Espanhola no século XVIII e XIX e o outro é basicamente a História dos EUA, da independência até os dias atuais- e a matéria é bem interessante, pelo menos para falar mal da argentina ou dos EUA tendo argumentos racionais, mas a professora não nos incentiva, ela praticamente não dá aula, fica lá parada e nós temos que elaborar apontamentos sobre o texto.

Eu acho que este é o problema da História: ela pode ser fascinante, se bem dada, na mesma proporção que pode ser totalmente pedante e chata, se mal dada.

A história que eu em apaixonei não estava nos livros q tive que decorar pelo meus 1 e 2 graus, não, pelo contrário descobri sozinho, entre os livros que lia (que tb tive q aprender a admirá-los sozinho, pq não houve incentivo pelos meus pais, aliás, eu q os incentivo a ler). Uma História que te inclui dentro dela, não é só passado, é presente, e só presente, pq na História, este negócio de descobrir o futuro, é mais para a mãe Dinah.

Uma História em que vc se sente participante de um filme, daquele bem emocionante, que mistura, ação, aventura, suspense, doses de dramas, e pasmem: boas doses de humor. isto mesmo, humor, a História pode te fazer a dar boas gargalhadas. Uma história bem ao estilo do seu filme predileto (Pare e pense no seu filme por um instantinho), te prende do início ao fim da trama, te fazendo querer saber mais, e sugar cada movimento , palavra , gesto que os atores dão. É assim que a História deve ser passada, pois é ela isto tudo e muito mais!

Utopia? Não, não é não (note a ênfase do não!), eu ainda posso não estar dando aulas, e bem sei que numa instituição há regras que devem ser cumpridas, bem como o programa. Mas pq não sair das 4 paredes, do quadro (Antes negro,e agora branco), do livrinho didático? Se isto é propor uma revolução, que esteja proposta! Pq não usar o cotidiano para te inserir na História? Sim , pq para vc entrar nesta tramóia, vc deve escolher a pílula azul, ou a vermelha (É isto mesmo, a metáfora do matrix!). Se vc quer realmente mudar o seu ser, o seu ponto de vista, tome a pílula azul, e seja bem vindo(a) neste imenso barco. Se não quiser, te respeitamos, então tome a pílula vermelha, e vc esquecerá que teve esta opção de sair do seu mundinho...

Uma História contada a partir de música, de filmes, e pq não de vídeos-clipes? Estou aqui com o clipe do rappa, chamado "O salto", que estava assistindo a MTV ( q pode ser uma desgraça aos jovens,mas q sempre estou vendo), quando me deparei com este: eu nem sei o que a música diz, pq não sou fã do rappa,mas só em ver a História , bem real, de uma pessoa que acreditou, por alguns instantes, num novo governo, e viu seu mundo desmoronar (No caso, é governo Collor), é maravilhoso, é tão didático, tão acessível para se estudar História.

Outro exemplo: "Do the Evolution" do Pearl jam, é fantástico. Através de uma música que os Jovens gostam tanto, o rock, e através de desenhos , tipo mangá, eles mostram várias faces da chamada evolução , com cenas bem Históricas, como o Exército Romano e Hittler, e no final fica a dúvida: será que evoluimos? Pode parecer tão óbvia a resposta, não? Não, talvez seja mais complicada q pareça.

Poderia aqui ficar falando de inúmeras músicas, clipes, filmes, desenhos, que podem fazer da nossa História tão agradável, é claro, fica subentendido que tudo isto deve ser revestido de uma base teórica, um professor que pode mostrar onde está certo, ou que está errado aos olhos Históricos.

E o pior que escrevo isto aqui, e fico pensando quando poderei aplicar isto, quando terei uma chance neste feroz mercado, a cada dia me sinto com tanta vontade de dar aula, mas ao mesmo tempo tão desanimado...Não está nada fácil.Mas não irei desistir, principalmente pq a famosa frase me incentiva: "Nunca desista dos seus Sonhos, se inda não encontrou, procure outra padaria" (tinha q ter um humor em tudo isto aqui, né?)

Tudo isto falei para dizer que por causa da falta de vontade da minha professora em mostrar uam História contagiante, não tive vontade de estudar, e quando vi, só faltava um dia para a prova, e fiquei 16 horas estudando uma matéria, trancafiado dentro de um quarto, bem ao estilo Big Brother.

É, ria se quiser, no dia seguinte, me dei melhor na prova (eu tive 2 no mesmo dia), em que não estudei, onde eu me envolvi com a matéria, onde a professora me fez ter vontade de querer mais...

É, eu já imaginava...





Nenhum comentário: